segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Projeto Tangram

PROJETO DIDÁTICO TANGRAM



TEMA: CONHECENDO AS FORMAS QUE SE TRANSFORMAM

JUSTIFICATIVA
 

SABENDO QUE O PENSAMENTO GEOMÉTRICO SE ADQUIRE ATRAVÉS DA COMPREENSÃO DE RELAÇÕES E REPRESENTAÇÕES ESPACIAIS QUE AS CRIANÇAS DESENVOLVEM ATRAVÉS DA EXPLORAÇÃO SENSORIAL DOS OBJETOS. E QUE A INTERAÇÃO ENTRE CRIANÇAS, OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS PROPORCIONAM A EXPLORAÇÃO ESPACIAL E PARA COORDENAR AS INFORMAÇÕES QUE PERCEBEM DO ESPAÇO, AS CRIANÇAS PRECISAM TER OPORTUNIDADES DE OBSERVÁ-LAS, DESCREVÊ-LAS E REPRESENTÁ-LAS.
 
O TANGRAN É UMA DAS FERRAMENTAS QUE AUXILIA NO DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE CONCENTRAÇÃO, DE ORIENTAÇÃO ESPACIAL E EXERCITA A CRIATIVIDADE, ALÉM DE PRIVILEGIAR A COOPERAÇÃO, POIS SE TORNA MENOS COMPLEXO QUANDO A MONTAGEM DAS FIGURAS É FEITA EM GRUPO.
EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM
.PROPICIAR AO ALUNO A OPORTUNIDADE DE APRENDER A GEOMETRIA DE FORMA LÚDICA.
.IDENTIFICAR AS FORMAS GEOMÉTRICAS PRESENTES NO JOGO TANGRAN.
 
.AMPLIAR A COMPREENSÃO DE RELAÇÕES E REPRESENTAÇÕES ESPACIAIS E A CRIATIVIDADE.
.ESTIMULAR A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO EM ATIVIDADES CONJUNTAS.

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA

1ª ETAPA:

APRESENTAR O JOGO TANGRAM E CONTAR A HISTÓRIA DE SUA ORIGEM. DIZ À LENDA QUE O JOGO SURGIU QUANDO UM MONGE CHINÊS DEIXOU CAIR UMA PORCELANA QUADRADA, QUE SE PARTIU EM SETE PEDAÇOS, DAÍ SEU NOME, QUE SIGNIFICA: “TÁBUA DAS SETE SABEDORIAS” OU “TÁBUA DAS SETE SUTILEZAS”.
DIVIDIR A SALA EM GRUPOS DE 4 COMPONENTES, DISTRIBUIR O QUEBRA-CABEÇA FEITO COM E.V.A. PARA QUE POSSAM MANUSEÁ-LAS CONHECENDO ASSIM SUAS 7 PEÇAS QUE SÃO: 5 TRIÂNGULOS SENDO 2 GRANDES, 1 MÉDIO E 2 PEQUENOS; 1 QUADRADO E 1 PARALELOGRAMO.
FAZER O SEU TANGRAM (ANEXADO MODELO).
OS ALUNOS DEVERÃO OBSERVAR E COMPARAR E ANOTAR:
- SOBREPOR UMA PEÇA SOBRE AS OUTRAS PARA COMPARAÇÃO DO TAMANHO.
- AVERIGUAR QUAIS PEÇAS É DO MESMO TAMANHO OU QUANTAS VEZES UMA PEÇA “CABE” NA OUTRA.
- COLOCAR EM ORDEM DE TAMANHO.
- VERIFICAR A QUANTIDADE DE LADOS E PONTAS QUE TEM CADA PEÇA.
- IDENTIFICAR A FIGURA GEOMÉTRICA QUE CADA PEÇA REPRESENTA.

2ª ETAPA:

PROPOR UM DESAFIO PARA OS ALUNOS EM DUPLAS.
PRIMEIRO PASSO: COM 2 PEÇAS, CONSTRUIR UM QUADRADO, DEPOIS MUDANDO AS PEÇAS CONSTRUIR UM TRIÂNGULO E FINALMENTE, FORME COM AS MESMAS PEÇAS, UM QUADRILÁTERO QUE NÃO SEJA UM QUADRADO.
SEGUNDO PASSO: FORME UM QUADRADO COM APENAS 3 PEÇAS DO TANGRAM. COM AS MESMAS PEÇAS USADAS NA ATIVIDADE ANTERIOR, CONSTRUA UM TRIÂNGULO. PARTINDO DO TRIÂNGULO DO EXERCÍCIO ANTERIOR, MOVA UMA PEÇA PARA FORMAR UM RETÂNGULO E MOVA UMA PEÇA NOVAMENTE E FORME UM PARALELOGRAMO.
TERCEIRO PASSO: COM O TRIÂNGULO MÉDIO E OS DOIS TRIÂNGULOS PEQUENOS, FORME UM QUADRILÁTERO QUE NÃO SEJA NEM O RETÂNGULO NEM O PARALELOGRAMO.
3ª ETAPA:

CONSTRUINDO FIGURAS COM AS PEÇAS DO TANGRAM. OFERECER AOS ALUNOS EXEMPLOS DE ALGUMAS FIGURAS (TANGRAM FORMA MAIS DE 1000 FIGURAS) PARA QUE POSSAM SE DIVERTIR.
REGRAS:
AS REGRAS BÁSICAS SÃO AS SEGUINTES:
• TEM DE UTILIZAR AS 7 PEÇAS.
• AS PEÇAS TÊM QUE ESTAR DEITADAS.
• AS PEÇAS TÊM QUE SE TOCAR.
• NENHUMA PEÇA PODE SOBREPOR-SE A OUTRA.
4ª ETAPA:

UTILIZANDO TODAS AS PEÇAS DO TANGRAM, FAZER O CONTORNO NO PAPEL SULFITE, PINTAR E RECORTAR. VAMOS MONTAR UM PAINEL COM TODAS AS PEÇAS DA SALA.

 A AVALIAÇÃO DEVERÁ REALIZAR-SE DE MANEIRA CONTINUA, MEDIANTE OBSERVAÇÃO; CONSIDERANDO O PROCESSO E NÃO APENAS O PRODUTO.
DESTA FORMA, ESPERA-SE QUE O ALUNO COMPARE, ORDENE, CLASSIFIQUE E IDENTIFIQUE AS FIGURAS GEOMÉTRICAS E CONSTRUA OUTRAS FORMAS.
 






Nenhum comentário:

Postar um comentário