EBM.SEVERO DE ANDRADE.
PLANO DE AULA –CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS.
PRODUÇÃO TEXTUAL
CANOINHAS;OUTUBRO DE 2011
OBJETIVO- DESENVOLVER A HABILIDADE DE OUVIR E INTERPRETAR HISTÓRIAS;
DESENVOLVER A PRODUÇÃO ESCRITA REALIZANDO O REGISTRO DE PALAVRAS PRINCIPAIS DO TEXTO;
AMPLIAR A COMPREENSÃO DA NATUREZA ALFABÉTICA DO SISTEMA DE ESCRITA;
CRONOGRAMA- 4 AULAS.
ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA-LIVROS DE HISTÓRIAS LITERÁRIAS, ESCOLHA DE ALGUMAS HISTÓRIAS PARA REPRODUÇÃO E DRAMATIZAÇÃO
ATIVIDADE 1 – OUVINDO UMA HISTÓRIA E INTERPRETANDO-A.
NESTA PRIMEIRA ATIVIDADE, PRECISA CONTAR UMA HISTÓRIA PARA O GRUPO ( DE PREFERÊNCIA NÃO MUITO LONGA). A INTENÇÃO É QUE AS CRIANÇAS INTERPRETEM E REGISTREM A HISTÓRIA EM UMA FOLHA DE PAPEL EM BRANCO COM DESENHOS OU COM A ESCRITA DE ALGUMAS PALAVRAS QUE CONSEGUIREM GRAFAR SOZINHAS.
É IMPORTANTE QUE NESTE MOMENTO AS CRIANÇAS NÃO TROQUEM INFORMAÇÕES, QUE ELAS SOMENTE OUÇAM A HISTÓRIA E REGISTREM.
CADA UMA APRESENTE SEU REGISTRO DA HISTÓRIA PARA TODA A TURMA. CONVERSEAREI COM O GRUPO SOBRE AS IMPRESSÕES QUE CADA CRIANÇA TEVE SOBRE A HISTÓRIA.
DEPOIS PEÇO QUE ESCREVAM NO VERSO DA FOLHA O NOME, A DATA, TÍTULO DA HISTÓRIA, E O NOME DO AUTOR.
ATIVIDADE 2 – INTERPRETAÇÃO EM CONJUNTO.
PEDIREI QUE CADA DUPLA ESCOLHA UM LIVRO. É IMPORTANTE QUE EU AUXILIE NESTE PROCESSO DE ESCOLHA PARA QUE AS CRIANÇAS TENHAM UM LIVRO ADEQUADO AO NÍVEL DE APRENDIZADO/IDADE EM MÃOS PARA REALIZAR ESTA ATIVIDADE.
1. CADA DUPLA FARÁ UMA INTERPRETAÇÃO DO LIVRO ATRAVÉS DO RECONHECIMENTO DE IMAGENS E PALAVRAS.
2. PEDIREI QUE A DUPLA FAÇA O REGISTRO COM DESENHOS E ESCRITA DE ALGUMAS PALAVRAS QUE CONSIGAM GRAFAR SOZINHAS.
3. AJUDAREI A DUPLA A LER O TÍTULO, LOCALIZAR ONDE ESTÁ ESCRITO O NOME DO AUTOR E FAZER O REGISTRO NA FOLHA.
ATIVIDADE 3 – LEITURA DO LIVRO E APRESENTAÇÃO DO REGISTRO.
AO FINAL DE CADA AULA, PODEREI FAZER A LEITURA DE UM DOS LIVROS QUE FORAM ESCOLHIDOS PELAS CRIANÇAS.
ANTES DA LEITURA DO LIVRO, PEDIREI A DUPLA QUE FEZ O REGISTRO SOBRE O LIVRO QUE O APRESENTE ANTES, POIS ISTO POSSIBILITARÁ O LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES.
LEREI O LIVRO COM A TURMA E DEPOIS FAREI UMA RODA DE CONVERSA SOBRE O REGISTRO QUE A DUPLA FEZ SOBRE O LIVRO SEM TÊ-LO LIDO E PERGUNTAREI A DUPLA SOBRE O QUE MUDOU DEPOIS DE OUVIR A HISTÓRIA CONTADA PELA PROFESSORA. DEIXAREI QUE TODA TURMA FAÇA OBSERVAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário