quinta-feira, 3 de maio de 2012

trabalho final-Introdução Digital 2012


Estado de Santa Catarina
Secretaria de Estado da Educação
26ª. Gerência Regional de Educação
EEB.Rodolfo Zipperer
Canoinhas - SC
CURSO: Programa Nacional De Formação Continuada em Tecnologia Educacional  - Proinfo Integrado
 INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL
CURSISTA: Siomara Aparecida Kicheleski Corrêa
PROJETO: A sala de  tecnologia e o cotidiano escolar
2012
 
Introdução
   Atualmente as mudanças em matéria de tecnologia estão acontecendo  de forma mais acelerada em todos os ambientes que fazem parte da sociedade. Nas escolas o uso da tecnologias é de grande valia, mas resta lembrar que precisamos saber usá-las, iniciando pelo uso de um teclado que muitos discentes e docentes não tem conhecimento suficiente , e a informática deve ser vista como um instrumento de interação com o educando , uma vez que o conhecimento não é transmitido, mas sim, construído progressivamente por meio de ações que são interiorizadas e se transformam.
 
Metodologia
Este trabalho já teve seu início no ano de 2011 quando a sala de tecnologia foi instalada na Escola Básica Municipal Severo de Andrade, mas como as turmas modificam-se, achei que seria necessário dar continuidade, visto que neste na, recebemos um notebook para cada aluno usar na sala de aula. Sendo assim, o conhecimento faz-se necessário para que a aprendizagem propiciada, concretize-se
     Partiremos pelo teclado e suas funções, após o manejo do notebook, a fim de não cometermos erros e fecharmos os programas.
      Após um prévio conhecimento, daremos prosseguimento para os sites educativos onde  pretendemos despertar o gosto pela inovação das atividades, através de jogos, exercícios, etc.
       O uso da sala de informática será a base do trabalho.
 
Desenvolvimento
      Será analisado a agenda da sala de informática apara que semanalmente ocorra aulas neste local e que se dê o conhecimento por completo.
      Serão observadas, algumas regras básicas para o manuseio dos PCs e mais tarde, o manuseio dos notebooks individuais. O  objetivo das regras é conscientizar os alunos sobre os cuidados que devemos ter com o equipamento. Os sites que serão trabalhados  fazem parte do sistema Linux, afim de que seja valorizada a ferramenta que já dispomos nos computadores.
        Após  um longo trabalho com os jogos educativos disponíveis no Linux, passaremos para os sites disponíveis na rede.
         Com o passar do tempo, visualizaremos a facilidade já adquirida, então, iremos começar a trabalhar com o BR Office e tentar escrever o nome, alfabeto, sílabas, palavras... Após fazer desenhos no print art e alguns outros programas disponíveis.

 
Considerações Finais
    Como é um projeto que dará prosseguimento nos anos posteriores, acredito que tudo ocorrerá de forma normal ao seu tempo, de acordo com a série, proposta que é o 1º ano do Ensino Fundamental, anos iniciais.
     Contudo, é fundamental que os educadores e educandos, comecemos a refletir sobre nossa prática, analisando a importância da informática na educação, dentro de uma perspectiva de que ensinar é construir com o aluno, o conhecimento por meio da interação com a disciplina, a prática e o uso do computador como recurso aliado a esta aprendizagem. Seria importante que os professores participassem com uma atuação mais significativa das oportunidades oferecidas aos alunos no que diz respeito ao uso dos computadores nas escolas. A partir deste breve relato, creio que a tecnologia traz positivos avanços, porém reserva-se uma grande parcela  aos professores em inovar suas aulas com esta importante ferramenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário